Tagliatelle alla Bolognese
Rende 04 porções.
O ragù é comumente confundido como um molho de tomate. Quando na verdade é um molho à base de carne moída que é complementado com tomates. O gosto predominante deve ser da carne, que é lentamente cozida – caso o processo seja acelerado, o molho secará e irá queimar. O molho costuma acompanhar tagliatelle fresco, uma das pastas tradicionais da cidade de Bologna, a combinação da pasta escolhida com o ragù deu o nome Bolognese (ou bolonhesa), para o prato.
Você vai precisar de:
680g de tagliatelle fresco;
500g de carne bovina moída;
200g de linguiça toscana;
180ml de leite integral;
500ml de polpa de tomate;
100ml de vinho tinto;
25g de manteiga;
50ml de azeite de oliva extravirgem;
1 alho-poró;
1 cebola;
1 cenoura;
1 salsão;
3 dentes de alho;
2 unidades de cravo-da-índia;
2 folhas de louro;
Sal e pimenta-do-reino e manjericão a gosto.
Modo de preparo:
Pique a cebola, a cenoura, o salsão, o alho-poró e os dentes de alho. Remova a carne da linguiça e misture com a carne moída, reserve. Esquente uma panela em fogo médio, adicione o azeite e a manteiga. Quando esquentar a panela, comece refogando a cebola até ficarem translucidas, depois adicione os demais vegetais e fique mexendo. Depois de 3 minutos, adicione a carne e tempere com sal e pimenta-do-reino. Continue refogando até a carne ficar dourada.
Quando dourar, acrescente o leite e continue mexendo até evaporar. Depois, adicione o vinho e realize o mesmo processo. Adicione as especiarias e o molho de tomate e cozinhe em fogo baixo por 3 horas. Reserva uma chaleira com 1l de água quente durante o processo e confira o cozimento a cada 15 minutos, conforme for secando o molho, adicione um pouco de água e mexa o molho.
Cozinhe o tagliatelle até ficar al dente, conforme as instruções do fabricante. Escorra a massa, junte ao molho e finalize com manteiga, manjericão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva em um prato fundo e finalize com um fio de azeite e manjericão a gosto.