Como Eu Faço – Spaghetti al Pomodoro
Se você fechar os olhos e tentar imaginar alguma comida italiana, provavelmente virá a sua mente um prato de Spaghetti al Pomodoro. Além de simples e delicioso, é uma receita que você terá sempre à disposição em sua dispensa. Com poucos ingredientes de alta qualidade, você é capaz de fazer esse clássico.
Para duas porções, você vai precisar de:
200g de Molho de tomate ou Tomate Pelados;
250g de Spaghetti Seco;
Azeite de oliva extravirgem;
Meia cebola;
1 dente de alho;
Manjericão a gosto;
Grana Padano ou Parmigiano Reggiano ralado a gosto (opcional).
Modo de preparo:
Comece aquecendo uma frigideira com azeite (de oliva extravirgem, sempre!) e doure a cebola e o alho. Na sequência, vamos para o coração desse clássico, o Pomodoro! Sempre opte pelas marcas italianas para ter o verdadeiro sabor mediterrâneo. Se quiser um molho com mais textura, opte pelo Pomodori Pelati, para usá-lo, basta esmagar com as mãos antes de levar à frigideira. Para molhos mais sedosos e sem pedaços, use uma passata pronta. O tomate in natura costuma ser colhido antes de ficarem maduros. Por isso, não recomendamos fazer o molho em casa do zero, provavelmente terá um sabor muito ácido e difícil de corrigir.
Enquanto você prepara o molho, pegue uma panela grande e ferva água, assim que ferver, salgue-a bem. Quando falamos que deve ser salgada como a água do mar, não é brincadeira, é esse sal que irá temperar sua receita. Espere levantar fervura e cozinhe conforme as intruções do fabricante. A pasta ideal é a Pasta Seca di Gragnano, cortada em moldes de bronze e produzida com a água das montanhas da cidade ao sul de Nápoles. A forma de bronze e a farinha de sêmola utilizada em sua produção ajuda na emulsão do molho e a ele grudar na massa.
Por fim, escorra a massa e incorpore ao molho na frigideira com o fogão desligado. Reserve uma concha da água do cozimento para caso você queira salgar a receita e deixar o molho mais aveludado. Finalize com manjericão, pimenta-do-reino ou pimenta calabresa a gosto e, se quiser dar aquele toque extra, que tal lascas de Grana Padano ou Parmegiano Reggiano? Sirva imediatamente para que a pasta fique na textura perfeita.
Quer aprender mais? Fique de olho em nosso blog para as próximas receitas ou confira receitas incríveis em nosso Instagram @eatalybr. O Como Eu Faço é dedicado aos clássicos da gastronomia mediterrânea que você precisa ter em seu repertório de cozinheiro. Buon appetito!