O Natal na Itália: de Norte a Sul

O Natal na Itália: de Norte a Sul

 

O maior feriado da Itália é o Natal. Além de ser um feriado religioso, representa a época de se reunir com a família. Um famoso ditado italiano fala: “Natale con i tuoi e Pasqua con chi vuoi”. Ou seja, “Passe o Natal em família e a Páscoa com quem você goste”. Cercado por familiares, a ceia na véspera de Natal e o almoço de Natal são marcados por grandes refeições repletas de pratos tradicionais da época que nós italianos ansiamos durante o ano todo. 

 

O espírito natalino é mais forte na Itália que qualquer outra época festiva. Cidades e vilarejos são tomados por luzes piscando, mercados natalinos ficam lotados e, a melhor parte para nós, as comidas e bebidas deliciosas de fim de ano.  

 

 

Apesar de acreditarmos e amarmos comida italiana, vamos lembrar das diferenças entre as regiões do país da bota. Cada uma das 20 regiões italianas possui tradições culinárias únicas, baseadas no solo, ingredientes e clima, até mesmo nessa época do ano. Enquanto boa parte das mesas brasileiras no Natal são centradas no peru e farofa, não há um prato italiano em particular que represente a festa; mas sim, o fato de que você irá compartilhar refeições incríveis com sua família e amigos. 

 

DO NORTE… 

 

A cozinha do norte da Itália tradicionalmente tende a ser rica e mais pesada, por conta do solo fértil da região; influência dos vizinhos França, Suíça, Áustria e Eslovênia; e o clima frio por conta dos Alpes. Ao invés de pasta seca, os nortenhos do país usam ovos para fazer pasta fresca; ao invés de azeite de oliva extravirgem, receitas da região usam manteiga. Isso é refletido nas tradições natalinas regionais, como os deliciosos bolos natalinos: o Panettone de Milão, que tanto amamos, e o macio e doce Pandoro do Vêneto. 

 

 

…PELO CENTRO… 

 

Celebrada pela “cucina povera”, ou “cozinha pobre”, a gastronomia do centro da Itália se desenvolveu com base em ingredientes rústicos que eram baratos e amplamente disponíveis. Como vegetais e legumes frescos, pão dormido, ou carne de gado criado pela região. Hoje, esses ingredientes se mantêm em destaque nas cozinhas de regiões como a Toscana e Lazio. Crostini di Fegatini é um clássico de fim de ano toscano, feito com pão torrado (uma ótima maneira de aproveitar um pão dormido!) e patê de fígado de galinha. Em Roma, você provavelmente aproveitará uma clássica lasagna no Natal, seguida por algum prato de carne, provavelmente cordeiro. 

 

…ATÉ O SUL! 

 

Com um clima mais quente e seco, o sul da Itália celebra sabores e texturas locais, como frutos do mar, peixes e pimentas. O Natal na região é uma festa contínua desde a véspera do Natal até banquete no almoço de Natal. Peixes e enguia grelhados são pratos populares na região; de sobremesa, é impossível não experimentar os buccellati, grandes biscoitos arredondados recheados com amêndoas, pistaches e frutas secas. 

 

 

Para você ter o melhor da Itália e do Brasil, que tal experimentar nossos clássicos de nossa ceia de ano novo? Buon appetito!