O Eataly se divide em vários setores. Tudo o que você consome em nossos restaurantes pode ser adquirido em nosso mercado para que a receita seja feita em casa. Além disso, sempre utilizamos ingredientes selecionados e técnicas que trazem um grande diferencial para os produtos.
Dentre estes setores, está o Salummi & Formaggi (Queijos e Embutidos) ao lado da padaria, no piso térreo. Lá, você encontrará cerca de 100 queijos (sim, cem tipos diferentes!), disponíveis para venda em peça inteira, fatias ou pedaços, divididos em queijos italianos e de outras nacionalidades como franceses, espanhóis, holandeses, portugueses e brasileiros.
No Eataly, valorizamos histórias. Por isso, cada item vendido em nossa loja é marcado por uma grande história que o torna ainda mais especial.
Confira abaixo algumas dessas histórias protagonizadas pelos nossos produtores e produtos icônicos.
Grana Padano é o pai italiano do que conhecemos no Brasil como queijo parmesão, mas, para ser um verdadeiro Grana Padano, ele precisa seguir diversas regras de produção, já que é um produto DOP (Denominação de Origem Protegida – um “selo de qualidade” para muitos produtos italianos, que indica que os mesmos seguiram todas as regras de produção segundo a lei).
A receita desse queijo contempla muitas décadas e atualmente ele só pode ser produzido na Planície Padana, ao norte da Itália (a região inclui o Piemonte, Lombardia, Veneto e em parte Trentino-Alto Adige e Emília-Romanha).
O leite utilizado é fresco, ele cozinha em tachos específicos por horas até começar a talhar, é retirado para que todo o soro escorra e depois é colocado em formas redondas por alguns dias. Após esse processo, o queijo é armazenado em locais com temperatura e umidade reguladas, onde fica em maturação de 9 meses a 2 anos.
Para certificar que o queijo atende todas as características necessárias, um especialista verifica sua qualidade com um martelo e agulha para sentir o cheiro, sabor e textura da peça. Ao passar no teste de qualidade, o queijo recebe o selo de Grana Padano DOP.
O Grana Padano é um queijo de sabor bem acentuado e com uma textura granulada. Ele é perfeito para o preparo de risottos, finalização de massas e pizzas, além de ser um excelente aperitivo.
Ele é conhecido como o Rei dos Queijos italianos e possui muitas semelhanças com o Grana Padano. Como é maturado por mais tempo, seu sabor fica mais suave e sua textura mais granulada.
Muitas vezes encontramos diversos tipos mais simples de queijo parmesão, mas o autêntico chamamos de Parmigiano Reggiano, que também possui denominação de origem protegida (DOP). Esse é produzido apenas nas regiões de Parma, Reggio Emília, Modena, Bolonha e Mântua, na Itália.
Em uma receita que leva apenas soro de leite de vaca, coalhada e sal, o queijo leva pelo menos 12 meses de cura em ambientes controlados, deixando seu sabor mais intenso e textura dura e arenosa. Antes da venda cada peça (que tem o peso médio de 40kg) é avaliada por um especialista e autenticada como um verdadeiro Parmigiano Reggiano.
Para saborear, você pode utilizar o queijo em massas, risottos e vinhos encorpados como Chianti e Barolo.
Pecorino Romano também é um tradicional queijo italiano com receitas de muitas décadas e com Denominação de Origem Protegida (DOP). Por sua vez, é feito apenas com leite de ovelhas criadas na região italiana de Lazio, apesar da produção do queijo ser em Nepi, próximo a cidade de Roma.
Tem sabor forte e notas levemente adocicadas por conta de seu longo período de maturação, que varia de 8 a 12 meses. Durante esse tempo a peça de queijo é salgada diversas vezes para que fique com seu sabor característico.
O queijo é conhecido como o ingrediente principal do Cacio & Pepe, uma massa com Pecorino Romano e pimenta-do-reino, mas também é utilizado em risottos, massas e aperitivos.
Curiosidade: ele pode ser consumido por intolerantes à lactose.
Além do Salummi & Formaggi, conheça também outros setores com produtos icônicos e histórias surpreendentes por trás de cada um deles. Nosso mercado abre de segunda a domingo das 9 às 23h. Ti aspettiamo.