Conheça a Trufa
Quando falamos de trufas, muitos confundem com as famosas trufas de chocolate. Apesar de deliciosas, aqui no Eataly, quando o assunto é trufa, estamos falando do Tartufo! Os antigos romanos, acreditavam que as trufas surgiam quando raios atingiam a terra úmida. Hoje, sabemos que esses fungos (sim, fungos!) nascem em florestas selvagens no Norte e Centro da Itália. Atualmente, os italianos mantêm a magia das trufas, referindo-se a elas como “Maça das Fadas, “Diamante da Cozinha” e “A Joia das Terras Pobres”. Entenda tudo sobre essa verdadeira joia da gastronomia em nosso guia!
1. O que são Trufas?
A Trufa – Tartufo em italiano – é um tipo de funghi subterrâneo difícil de encontrar e muito estimado pela gastronomia mundial por seu sabor exclusivo e sua versatilidade para a elaboração de várias receitas sejam elas: salgadas, doces ou até drinks. Há registros de seu consumo desde 1000 a.C.
2. Conheça os tipos:
Na Itália, são consumidas três variedades de trufas. A branca tem sabor pungente com notas de cebola. A trufa negra, é terrosa e robusta, com sabor e aroma fortes. Já a trufa de verão é a mais delicada.
3. Sazonalidade é tudo.
As trufas não são plantadas, todas as variedades são silvestres. Por isso, é importante conhecer a época do ano em que cada uma está disponível para a caça, pois o ideal, se for consumir in natura, é consumi-las frescas. A temporada de trufas brancas e de verão é entre maio a agosto, a de trufas negras é entre dezembro ao início de março. Em outras épocas do ano, tem variedades também sazonais, mas com colheita reduzida.
4. Hora da caça!
O trufeiro (ou tartufaio, em italiano) é o profissional que é responsável por colher as trufas. Com a ajuda de um cão treinado (geralmente da raça Lagotto Romagnolo, o cão símbolo da caça às trufas na Itália), o trufeiro parte para florestas e procura pelo fungo nas raízes das árvores. O ato de buscar por trufas é chamado de caça, pelos tartufaios. As plantas, que na maioria das vezes acolhem estes diamantes da gastronomia entre as suas raízes são: Carvalhos, Castanheiras, Aveleiras, Salgueiros, Álamos, Pioppos, Tílias e Coníferas e suas características são que determinam a cor, sabor e aroma das trufas.
5. E agora?
Hora de comer, claro! Vários pratos são comumente consumidos junto de fatias finas de trufas, como pastas, risottos, polenta cremosa ou até ovos fritos. As lascas de trufa adicionam um sabor luxuoso aos mais simples dos pratos – e até bebidas!
6. Consumindo fora de temporada.
Buscando consumir trufas fora de temporada? O Eataly está aqui para lhe salvar! Em nossa loja, você encontra uma variedade de trufas em conserva e outros produtos infusionados com essas preciosidades. Finalize seus pratos com sal com raspas de trufas ou então com os deliciosos azeites com trufas. Essenciais para manter em sua dispensa.
7. Evite pecados gastronômicos!
Como falamos, trufas é um tipo de fungo. Contudo, não as confunda com cogumelos que você pode fritar ou cozinhar. Altas temperaturas destroem os aromas e sabores sutis da trufa. No Eataly, falamos que cozinhar uma trufa é o mesmo que colocar uma ferradura de ouro em um cavalo!
Agora que você já está preparado, que tal visitar o Eataly para conhecer essa joia da gastronomia mundial? Ti aspettiamo!