Chianti: O Orgulho da Toscana

Chianti: O Orgulho da Toscana

 

O Chianti é um dos rótulos mais tradicionais no mundo. Com registros de produção de vinho em sua região atual desde 900 a.C, contudo, nossa história começa um pouco mais tarde. A primeira bebida que se tem registro com o nome de “Chianti” data 1398 d.C a partir de registros de comércio da época.

 

Sua tradição é controlada desde 1716, quando foram criadas as primeiras legislações que regulamentava a vinicultura na Toscana e determinavam o que é um vinho Chianti.

 

Mas afinal, o que é um Chianti? São vinhos produzidos na região entre as cidades de Siena e Florença, a partir de uvas Sangiovese e as vezes com outras variedades como Canaiolo, Colorino, Cabernet Sauvignon e até Merlot.

A Lenda de Chianti Classico

Você já deve ter se deparado em nossa adega com alguns vinhos com um selo de galo preto, mais especificamente, no Chianti Classico. O símbolo máximo de sabor e qualidade entre os Chianti é o Gallo Nero e especifica que o rótulo foi produzido na região de Chianti Classico, no centro entre Siena e Florença.

 

De acordo com registros medievais, a lenda data o século XII, quando as duas cidades disputavam territórios na região. Como forma de demarcar o territórios de uma vez e cessar os conflitos, foi decidido que dois cavaleiros partiriam de cada cidade em direção a outra em linha reta, o ponto de encontro de ambos marcaria as fronteiras entre as cidades. Como saberiam a hora certa de partir? O cantar do Galo!

 

 

Siena escolheu um galo branco, bem alimentado e saudável para a ocasião. Florença, escolheu o oposto, um galo negro, mal nutrido, raquítico e com fome. Na noite anterior à marcha dos cavaleiros, o galo de Siena recebeu um banquete, para que pudesse descansar tranquilamente, já o galo negro de Florença, não foi alimentado.

 

Antes do sol raiar, o galo negro de Florença despertou e começou a cacarejar, marcando a partida do cavaleiro da cidade. Enquanto isso, o galo de Siena curtia uma noite tranquila de sono. Quando o galo branco decidiu cantar, já era tarde, apesar do cavaleiro de Siena partir com pressa, os cavaleiros se encontraram a apenas 12km dos muros de Siena, definindo grandes ganhos territoriais para Florença. E o Gallo Nero? Se tornou símbolo da região que se tornaria centro da produção Chianti Classico! Não sabe a diferença de Classico? Confira nosso Vino 101 onde falamos termos comuns em vinhos italianos!

 

Sabores e Harmonização

Chiantis apresentam cor rubi quando jovens e os rótulos mais envelhecidos tem tonalidades mais alaranjadas. Os rótulos costumam ter corpo médio, notas de frutas vermelhas, especiarias e herbáceas.  Na hora de harmonizar encontramos o maior dos problemas, afinal, o que não vai bem com Chianti? Pratos ricos em gorduras, carnes com sabor marcante, pastas com pomodoro e até pizza são ótimas combinações para esse clássico! Uma dica de nossos chefs: tagliatelle alla bolognese e Chianti é uma combinação divina!